Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Transportadora de SP investe em envios rápidos desde 2020

Author picture
J3Flex

Em média, 38 milhões de consumidores latino-americanos aderiram ao comércio eletrônico em 2020; J3Flex passa de oito para 746 colaboradores em dois anos e meio com parceria

A pandemia de Covid-19 acelerou o crescimento do comprador digital na América Latina. A conclusão integra o relatório eMarketer Insider Intelligence, que destaca que 2020 foi um ano recorde para o crescimento de compradores digitais na região. Segundo a análise, em média, 38 milhões de consumidores latino-americanos aderiram às compras on-line no primeiro ano da crise sanitária.

O levantamento chama a atenção para o fato de que, apesar de concentrar países em desenvolvimento, a América Latina voltou a se destacar em 2021 como um dos principais mercados de comércio eletrônico, com um crescimento de mais de 35% em relação ao ano precedente.

O fenômeno impulsionou negócios de logística, como é o caso da  J3Flex, transportadora focada na entrega de encomendas para e-commerce. A empresa nasceu em 2010 como J3 Brasil Express, por dois sócios: Carlos Gonçalves e Josué de Souza. No início, o negócio operava com motofretes realizando serviços de entregas de motos para São Paulo (SP). Durante dez anos, a empresa atuou com essa modalidade, com apenas oito funcionários. 

Porém, tudo mudou quando a pandemia de Covid-19 surgiu e o comércio eletrônico ganhou destaque. Devido ao crescimento do setor, uma das maiores empresas da América Latina, o Mercado Livre, realizou uma parceria com a transportadora paulistana para fazer envios rápidos de encomendas em 1 dia útil. 

A parceria foi firmada em setembro de 2020, quando a J3Flex mudou o seu foco de motofrete para se tornar uma transportadora de grande porte, deixando de lado suas antigas operações e focando em entregas para o e-commerce. Além disso, o negócio firmou parceria com diversas empresas do setor, como lojas on-line e outros players de marketplace. 

“Atualmente, estamos com 746 funcionários e fazemos em torno de 22 a 25 mil entregas diárias – sendo cumpridas todas as demandas no mesmo dia”, explica Gonçalves. “Hoje, estamos presentes em quatro estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia”, completa.

O empresário conta que a J3FLEX mudou o seu foco em serviços de transporte durante a pandemia, pois a empresa entendeu que entregas ultrarrápidas seriam um serviço essencial para os compradores e para as empresas que necessitam desse tipo de transporte. 

“Com o crescimento do e-commerce, e com a alta demanda logística, saímos de oito colaboradores em agosto de 2020 para 746 em maio de 2023 – um crescimento em números de profissionais de mais de 640% em dois anos e meio”, diz ele. “Em números de envios de encomendas, saímos em setembro de 2020 de 100 entregas realizadas diariamente para mais de 22 mil entregas em maio de 2023”, reporta.

E-commerce impulsiona transformações no mercado

Souza destaca que, com a demanda crescente do comércio eletrônico, as centrais de distribuição estão cada vez mais procurando locais que tornem suas operações eficientes, permitindo, assim, maior agilidade nas entregas.

“Junto com o e-commerce, os segmentos de mercado que mais se destacaram foram o de transporte logístico e o de produtos de limpeza. Estes três setores representam 74% das locações do trimestre”, afirma. 

O sócio-fundador da J3Flex observa que, em 2018, os consumidores procuravam por produtos na internet focando no preço mais barato e esperavam entre dez a quinze dias pela entrega. 

“Então, as empresas de e-commerce começaram a perceber que, se elas conseguissem entregar produtos em até 48 horas, em diversas regiões, teriam demanda para isso. A partir daí, a malha de e-commerce e logística se sofisticou e se adaptou a essa nova demanda rapidamente, além de diversificar as regiões com galpões logísticos disponíveis”, explica.

Qual o futuro do varejo?

Na visão de Souza, o comércio eletrônico brasileiro ainda possui um amplo espaço a ser explorado. “Com o crescimento das vendas on-line, não necessariamente o setor de varejo tradicional irá deixar de ser lucrativo ou promissor”, pontua. “Quando as empresas locais perceberem o valor das vendas digitais e se preparem para este comércio, poderão unificar suas operações e mesclar esse crescimento e vendas do seu negócio entre o varejo físico e o digital”, articula.

Para o empresário, os varejistas devem estar presentes nos dois canais – ou, melhor, em mais do que dois ou três canais de vendas. “Afinal, o futuro do varejo, como um todo, será uma junção do omnichannel para se fazer negócios”.

Para mais informações, basta acessar: https://enviosj3flex.com.br/

Website: https://enviosj3flex.com.br/

PROCURANDO UMA

PARCERIA GARANTIDA

E DE QUALIDADE PARA ENVIAR AS ENTREGAS DO SEU NEGÓCIO?​