Uma das dúvidas mais frequentes do gestor de e-commerce é em relação ao cálculo do frete. Isso porque existem diversas opções a serem oferecidas ao cliente, como o frete fixo, grátis, por região, com desconto, por assinatura, entre outras.
O frete nada mais é do que o transporte de carga. No caso da modalidade de frete e-commerce, trata-se do custo que se tem desde a retirada da mercadoria do seu estoque até a entrega no endereço do cliente.
Outro ponto a se considerar no cálculo do frete é a chamada logística reversa, ou seja, os custos envolvidos na devolução dos produtos. Pela legislação brasileira, esse valor de troca deve ser absorvido pela empresa, que se responsabiliza pela busca do item no endereço do cliente e por seu posterior reenvio (ou reembolso, quando o consumidor desiste da compra).
É por isso que alguns cuidados, que podem parecer despesas em um primeiro momento, na verdade se tornam investimentos. É o caso da escolha por embalagens mais seguras e reforçadas ou da adoção de plástico bolha para proteger produtos sensíveis.
Vale destacar que as leis de proteção ao consumidor garantem ao consumidor garantem ao cliente de e-commerce sete dias para desistir da sua compra, independentemente do motivo. Ou seja, mesmo que todos os cuidados sejam tomados, ainda pode haver trocas de produtos. Por isso, é muito importante levar em consideração o valor de logística reversa.
Como já foi dito, o frete sempre será um custo pago pela empresa, ou pelo cliente, e em alguns casos os dois. Sendo assim, diversos tipos de entrega são amplamente oferecidos no mercado. Veja alguns exemplos de frete:
– Frete fixo
O frete fixo corresponde à quando uma empresa coloca um único valor de entrega para todos os produtos da loja, independentemente da região onde será realizada. Essa é uma estratégia que pode fazer o valor do frete ser compensado em algumas mercadorias, mas diminuir a margem de lucro em outras.
Por isso, antes de defini-la como a única opção do e-commerce, é importante analisar cuidadosamente o volume de vendas de cada produto, bem como seus respectivos pesos e tamanhos. É preciso obter o valor de frete mais preciso possível.
– Frete grátis
O frete grátis é, sem dúvida, uma das principais características que os e-commerces adotam. No entanto, a oferta de frete grátis antes da realização de um planejamento criterioso pode afetar bastante a rentabilidade do e-commerce, principalmente de pequenas lojas.
Ainda assim, com a devida análise, é possível aderir ao frete grátis como um diferencial, a fim de atrair ou fidelizar os clientes. Boas opções para a oferta desse modelo de entrega são produtos com grande margem de lucro, que têm custos reduzidos no valor do frete ou estão parados no estoque há muito tempo.
Outra vantagem do frete grátis são as campanhas de marketing que podem ser realizadas com base nesse diferencial. Elencamos algumas opções abaixo:
- Fidelizar seus clientes;
- Aumento das conversões;
- Aumento do ticket médio;
- Favoreça o tráfego da loja.
– Frete por região
Uma loja também pode facilitar a vida de seus consumidores ao oferecer fretes diferenciados, que variam de acordo com a área onde será feita a entrega. Isso acontece com frequência em regiões metropolitanas, cujas opções de transporte são inúmeras, o que costuma deixar o valor do deslocamento mais baixo.
– Frete com desconto
Uma alternativa bastante válida é o frete com desconto, no qual o e-commerce assume uma parte do valor do deslocamento e o cliente, a outra. Além disso, é possível criar uma política de desconto progressivo, em que o custo da entrega será menor de acordo com o preço da compra.
– Frete por assinatura
Uma modalidade que vem crescendo é a do frete por assinatura, na qual os clientes mais fiéis têm a opção de assinarem o benefício da entrega grátis. Na prática, o consumidor paga uma mensalidade que, em troca, dá o direito de receber gratuitamente todas as compras pelo site. Esse tipo de estratégia também costuma oferecer vantagens como entregas mais rápidas. Gostou da proposta e deseja conhecer mais sobre todas as vantagens que a melhor empresa de frete da atualidade, nesse segmento, pode oferecer para a sua empresa e clientes? Entre em contato com a equipe da J3 Flex e solucione suas dúvidas com a equipe.