You are currently viewing <strong>Moto-fretista ou Motoboy? Entenda a diferença</strong>

Moto-fretista ou Motoboy? Entenda a diferença

Diariamente, são raras as vezes que não precisamos dos serviços oferecidos pelos moto-fretistas e motoboys. Afinal, em dias muito atarefados não conseguimos resolver algumas questões e estes nos ajudam muito no processo de otimização de tempo.

Em casos de emergência quando precisamos de remédios, comida, ingredientes entre outros produtos, recorremos aos entregadores para que nos ajudem a sanar as urgências de forma mais prática.

Esses serviços nos atendem com agilidade, pois as entregas se tornam mais rápidas quando são realizadas através da moto como um modal de transporte, uma vez que não enfrenta os engarrafamentos no trânsito. Além disso, consideramos que a manutenção de motos é mais econômica e menos burocrática.

Ao contrário do que muitos pensam, os moto-fretistas e os motoboys cumprem regras estabelecidas em leis e resoluções, sendo vistoriadas pelo CONTRAN (Conselho nacional de trânsito). Tais leis sempre estão em constante mudança para que o serviço seja ofertado de forma correta e sem oferecer riscos à sociedade.

Um exemplo disso ocorreu em 2022, quando foi publicada mais uma Resolução a qual cria uma regra para os serviços nas localidades onde os mesmos já são regularizados. Esta resolução aponta que:

– Os motoboys e moto-fretistas precisam ter no mínimo 21 anos de idade para exercer a profissão;

– Devem usar coletes com elementos retrorrefletidos.

Mas, o que diferencia os motoboys de moto-fretistas?

Apesar de os serviços parecerem, eles se distinguem por alguns detalhes que são bem significantes:

  • Motoboys:

Fazem entregas de pequeno porte como comida, documentos e remédios. Eles prestam serviços para algumas empresas, mas também podem ser 100% autônomos. Não precisam de cursos de especialização, as motos podem ser de portes menores e são permitidos usar o do baú da moto para transportar mercadorias. Não possuem um horário específico para fazer as entregas, eles as efetuam pela ordem a qual a demanda chega.

  • Moto-fretistas:

Fazem entregas de pequeno a médio porte e são inseridos especialmente em atividades comerciais de transportes de cargas em veículos, destacando as inserções em transportadoras. São profissionais que precisam se especializar em cursos específicos para efetuar as entregas, as suas motos são verificadas de acordo com o tamanho, largura e bom estado para que comprove a segurança ao transportar as cargas e os profissionais possuem horários específicos para cada entrega de acordo com a chegada das demandas e o tipo de urgência (principalmente em casos de entregas flex e expressas).

Com isso, entendemos que os moto-fretistas possuem um cuidado maior ao transportar as cargas e são profissionais extremamente capacitados para executar a ação, oferecendo uma maior segurança ao realizar seu trabalho.            

A J3 Flex conta com o melhor serviço de moto frete de São Paulo, se destacando pela sua profissionalidade e melhor atendimento à população, contendo profissionais qualificados para atendê-los da melhor forma. Entre em contato e experimente um serviço com excelência.

Deixe um comentário